POLÍTICA

Presidente das Filipinas chama Barack Obama de Filho da P*t* (vídeo)

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte (na foto), avisou o seu homólogo norte-americano que não tolerará questões da administração de Barack Obama sobre as execuções extrajudiciais feitas nas últimas semanas no seu país. E recorreu ao insulto para deixar bem claras as suas intenções.

Se Obama o questionar de forma desrespeitadora, ameaçou, “filho de uma p—, vou amaldiçoá-lo nesse fórum,” referindo-se a um encontro que ambos deveriam ter no Laos, no âmbito de uma cimeira regional. A frase, dita parte em inglês, parte em idioma tagalog (“Putang ina’ mo murahin kita diyan sa forum na ‘yan”), pode ser ouvida a partir do minuto 7:28 deste vídeo.

Nas declarações feitas esta segunda-feira antes de partir para a cimeira da Associação das Nações do Sudeste Asiáticos, Duterte recordou que é líder de um país soberano e que apenas responde perante o povo filipino.

Segundo a Associated Press, mais de duas mil pessoas, entre suspeitos de tráfico e consumo de droga, foram mortas desde que o Presidente do país – no cargo desde 30 de Junho – declarou guerra aos estupefacientes. “Mais serão mortas”, garantiu Duterte esta segunda-feira, 5 de Setembro.

Obama, questionado pelos jornalistas na China à margem da reunião do G20, disse ter tido conhecimento das afirmações e pediu à sua equipa que avalie se será “produtivo e construtivo” manter o encontro com o homólogo filipino.

“Obviamente o povo filipino é um dos nossos mais próximos amigos e aliados. Mas gosto sempre de garantir que vou ter um encontro verdadeiramente produtivo e que resultará em algo”, afirmou o Presidente norte-americano.

Fonte: Jornal de Negócio

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.