Sem categoria

Ministro do Reino unido confirma contacto com Dhlakama e lamenta falta de confiança

O ministro para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido, Nick Hurd, confirmou hoje  que teve um contacto telefónico com o líder do maior partido da oposição no país, Afonso Dhlakama, e lamentou a “falta de confiança” entre as partes envolvidas na crise política em Moçambique.

Falando no aeroporto, no final de uma visita de dois dias a Moçambique, o governante britânico não forneceu detalhes da conversa telefónica que manteve com o presidente da “perdiz”, deixando apelos para a estabilidade e reconciliação, em vez do “regresso à violência e à guerra”.

O contacto de Hurd com Dhlakama, que se encontra presumivelmente escondido na serra da Gorongosa, centro do país, foi avançado hoje pelo Presidente moçambicano, um dia depois de se ter avistado com o governante britânico.

“Encontrei-me com o ministro britânico, que me prometeu que falaria com o líder da Renamo. Espero que tenha conseguido”, declarou Filipe Nyusi.

Após as suas conversas com os dirigentes moçambicanos, Nick Hurd disse ter sentido “tensões e complicações” entre os dois lados, bem como “falta de confiança”.

No final, sugeriu que a “solução está agora nas mãos da sociedade civil e líderes comunitários”, mais uma vez, sem avançar pormenores.
Nick Hurd terminou hoje uma visita de dois dias a Moçambique, no âmbito da cooperação entre os dois países.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.