ÚLTIMA HORA!

Material de guerra encontrado em Manica

QUANTIDADES não especificadas de material bélico, incluindo “rockts de bazzoca” e bombas, foram encontradas há dias em trincheiras, algures na sede do posto administrativo de Mavonde, distrito de Manica, província do mesmo nome.

Fontes locais disseram que os explosivos foram achados a escassos metros do edifício onde funciona a Secretaria do Posto Administrativo de Mavonde. Acredita-se que os artefactos tenham sido ali depositados durante a guerra civil terminada em 1992.

Informações apuradas em Mavonde sugerem que no local onde foram achados os explosivos estava estacionada uma posição militar das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), durante o conflito armado.

A sua descoberta aconteceu quando um empreiteiro de obras públicas efectuava escavações para o estabelecimento de fundações para uma residência para funcionários do Estado afectos àquela região.

Loading...

No entanto, uma equipa de sapadores da companhia britânica THE HELLO TRUST foi imediatamente mobilizada para o local para a desactivação dos engenhos que se afirma serem em quantidades significativas.

O grupo é orientado pelo Instituto Nacional de Desminagem (IND) na pessoa do respectivo coordenador a nível da província de Manica, Alberto Manuel Sarande, antigo administrador do distrito de Sussundenga, que se evidenciou na carreira militar, tendo a sua bravura tornado o distrito invulnerável a ataques da Renamo.

Foi assim que o então Presidente Samora Machel rotulou o distrito, comandado militarmente pelo próprio administrador (Sarande), de “cortina de ferro”.

Tal como Sussundenga, Mavonde foi uma das regiões da província de Manica severamente afectadas pela guerra dos 16 anos, que deixou a região em escombros, cujos sinais ainda continuam visíveis.

Entretanto, para evitar danos humanos, a área foi imediatamente isolada, embora o ambiente na região continue calmo, com a população a desenvolver as suas actividades com toda a naturalidade.

Loading...

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.