CELEBRIDADES NOVIDADES

Carta aberta de Nini Satar ao presidente Filipe Nyusi parte 1

Senhor presidente Filipe Nyusi, tomei a liberdade de lhe escrever para como apelar que tenha uma atitude mais forte para com o governo sul-africano para salvar as vidas dos nossos compatriotas que estão a ser mortos como cães naquele na África do Sul por causa da xenofobia.

Mais de um milhão de moçambicanos vivem na África do Sul, sendo cerca de 50 mil trabalhadores mineiros e outros em fazendas.

nini satar

Quando o senhor foi eleito, na sua tomada de posse disse que :” o povo é meu único e exclusivo patrão”.
Alguns desses moçambicanos que estão a sofrer votaram em si, um direito que não pude exercer, mas podes crer que iria votar no senhor e no partido do meu coração, a Frelimo, que em tempos fui um dos empresários que patrocinou.

Caso tenha dúvidas Pergunte ao ex-presidente Joaquim Chissano.

Senhor Presidente Nyusi, eu aprendi nos meus tempos de estudante, que durante o regime do Apartheid, o nosso país ajudou o ANC, dando abrigo aos seus membros
há 2 dias – Edward Zuma (filho do presidente sul-africano), um dos principais promotores do discurso contra os …ros por solidariedade a causa da sua luta.

Hoje estamos a ser violentados. Será isso um agradecimento da parte deles?

Mais do que consultas com o governo sul-africano, o senhor presidente deve mandar banir os produtos sul-africanos nos nossos mercados. Deve mandar encerrar as lojas Game, Shoprite até que os ataques xenófobos terminem.

Senhor presidente Nyusi o nosso país é rico, temos recursos mineiras, gás natural e petróleo. Os nossos compatriotas não precisam mais de serem humilhados na África do Sul e mande os voltar e dê-lhes emprego nesses projetos.

O senhor presidente e o seu governo devem mandar processar o rei Goodwill Zelwine e Edward Zuma (filho do presidente sul-africano), os principais promotores do discurso contra os imigrantes no tribunal Africano dos Direitos Humanos.
Isso é o mínimo que o senhor pode fazer para que a nossa dignidade seja reposta. O Estado moçambicano tem advogados suficientes para moverem o processo, que até terça-feira poderá ser enviado ao referido tribunal.

Mas Esse processo iria mostrar que o seu governo se preocupa com matérias de direitos humanos acima de qualquer outro governo da mãe África.

Há muito que a dignidade dos moçambicanos anda por baixo, porque os nossos dirigentes perderam a personalidade e esta seria uma oportunidade de o senhor presidente a resgatar para que seja lembrado por gerações futuras. Em 48 horas o senhor pode escrever o seu nome na história dando esse passo.

Queira receber os meus calorosos cumprimentos a partir de Londres.
Nini Satar

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

3 Comentários

  1. e.j.baptista disse:

    qual foi a reaçao do nosso governo depois da primeira xinofobia?
    NENHUMA!!

    O Procurador-Geral deve tambem investigar todos os crimes cometidos contra nossos compatriotas. ssa é a tarefa dele.Mas a nossa esperiencia comprovou-nos que nunca acontece isso.

  2. conocorto mais nada sera feito por k oprobrio NINI,CHISSANO, GUEBUSA,EM ETRE OURTROS,e ESEBTO NYIUSI TEM INVESTIMENTOS BILIONARIO NA RSA. ROUBARAO TD DINHEIRO DO POVO PARA INVESTIR NA RSA, VEJA SO 40 DA INTEPENDENCIA OCHISSANO VAI HOSPILTL NA RSA,PORGUE? EU COMO NORTENHO KISE FOTEM MOREM MAIS NAO ME INTERESA PORQUE OS CHANCANA, RONGAS,E OUTROS DO SUL SAO TDS ZULOS, E LUTA FAMILIAR,

  3. DONALD TULCIDAS disse:

    Don Tulcidas
    Ontem às 08:04 ·
    COMO EU ENTENDO
    A carta aberta ao Presidente Zuma é uma carta verdadeiramente aberta, amiga, franca honesta com o coracao nas maos. Uma carta que chora lagrimas dum povo humilde amigo , que um dia soube ser cortes, gentil e que entendeu que ajudar um IRMAO africano é ajudar a SI mesmo . Um povo que se identifica como pacifico, um povo que sabe amar outros povos. Um povo que Por modesta natureza sempre soube ser bom anfritriao , que sempre acarinhou quem o visite sem importar a origem .
    Esse é o nosso orgulho que supera o valor do ouro e do diamante, a modestia a docura de ser modesto e natural.
    Um povo que se interroga ” porque me magoas se nada te fiz? Porque me humilhas se aqui vim pra cumprir o que sempre prometi? Ajudar o Meu irmao A levantar sua casa e tu , tu HOJE me cospes Na cara e me matas.
    Na verdade nao faz muito tempo que abrigamos e cuidamos quem hoje é teu lider, amamos AQUELE que um dia FALOU pra ti , pra nos , pro mundo sobre VALORES , Sobre a integridade, a igualdade a uniao, Sobre Os VALORES da historia . FAZ pouco ele se FOI é parece que te esqueceste de lembrar dele antes de pegar na Catana para abrir brechas e ENTORNAR o sangue sobre a TUA bandeira .
    Mia Couto fala em nome de todos nos que SABEMOS que ser pacifico , o BOM senso a coerencia sao as armas da paz, nos sabemos que a retalicao , a FORCA a catana nao caracteriza nosso povo.
    Mia Couto fala e bem o que nos sabemos e fizemos incondicionalmente para que TEU povo se liberta-se das masmorras do apartheid , o que era justo AOS olhos do mundo e nos , COMO bons vizinhos estendemos a mao e conseguimos fazer estar Africa do SUL que HOJE nos orgulhamos mas que hoje é um orgulho que Cain, cai sim porque estamos chocados, zangados desmoralizados com vossa atitude , faz nos perder a confianca de continuar sorrindo Como antes e ja nao conseguimos encarar vosso olhar com olhos de amigos de outrora.
    Pra ti o castigo sera duro, nao imposto Por nos mas pelo mundo, Por Deus e Pela Gloria PELO prestigio que perdeste . Tornaste te o terror , o horror imundo e inconsequente de ti mesmo.
    A nos resta nos seguir nosso caminho mas desta vez concerteza MAIS fortes gracas a ti porque TODAS as energias gastas NAS tuas minas serao usadas agora para desbravar nossas terras e fazer um Pais forte e voraz Como o TEU que ajudamos a levantar deixando nossos filhos , NOSSAS esposas em CASA. Estamos hoje mais que certos como a males que veem Por BEM que AQUI na nossa terra, no nosso pais construiremos a riqueza e seremos felizes.
    Quanto a ti , continuaremos irmaos mas na verdade porque SOMOS sinceros, perdemos a confianca ate de visitar- vos , em contrapartida, porque somos afaveis, nossas portas estarao sempre abertas para vos acolher sempre quando venham Por bem porque aqui na nossa terra a NOSSA arte e tradicao reina a amizade a alegria , o sorriso somos cosmopolitaneos, aqui ha LUGAR pra todos, aqui nao ha lugar nem pra racism os nem pra xenofobias.
    Obrigado MIA COUTO

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.